quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A história da alimentação

Antigamente o nómada andava de sitio para sitio á procura de novos alimentos essenciais na sua alimentação.
Nos séculos XVII e XIV dizia-me que as vitaminas eram as substancias que davam vida. Só a partir do século XV é que se começou a ter uma melhor noção das substancias dos alimentos. Nas antigas civilizações havia pouco dinheiro o que levava a uma má alimentação e a diferenças sociais.
Deu-se a 1º revolução alimentar onde o homem passou de nómada a sedentário e descobriu a domesticação de animais, a agricultura e a pecuária. A alimentação passou de equilibrada a desequilibrada.
Mais tarde deu-se a 2º revolução alimentar onde se deu a troca de produtos. A alimentação desequilibrada passou a equilibrada.
Por fim deu-se a 3º revolução alimentar devido ao aparecimento da moeda. A alimentação equilibrada passou a desequilibrada.

O sistema Cardio-respiratório

Vias por onde passam o ar passa

O fornecimente de oxigénio ás celulas é inespensável ao metabolismo celular,

Vias respiratórias
  • Fossas nasais,
  • Laringe,
  • Faringe,
  • Traqueia,
  • Bronquios,
  • Broquiolos,
  • Auveulos pulmonares.

Pulmões: É um órgão independente que auxiliam os movimentos respiratórios. Existe o pulmão direito que é constituído por 3 lóbulos, e o esquerdo que é constituído por 2 lóbulos.

Fossas Nasais: São dois orifícios cobertos por mucosas onde se grega o muco. Por cima da mucosa, existem pequenos pelos que filtram o ar.

Faringe: é um orificio que faz a ligação para dois aparelhos (respiratório e digestivo), que contém a epiglote (membrana que tapa a comunicação entre o esófago e a traqueia).

Laringe: É um órgão muito pequeno na comunicação, contém as cordas vocais ( são cartilagens/ membranas).

Traqueia: É um tubo que é de 10 a 12 cm, localiza-se na cavidade torácica e está revestida
por anéis cartilagíneos ( são abertos por trás, ligados por um filamento), é revestida por músculos e por cima contém cilios ( serve para limpar impurezas).

Brônquios: São ramificações da traqueia de menor dimensão. Contém as mesmas características do que a traqueia, também tem cilos e paredes musculadas, mas a única diferença é os seus anéis cartilagíneos atras são fechados por trás.

Brônquiolos: São ramificações dos brônquios.

No final dos bronquios, existem sacos alveolares que contém alvéolos pulmonares (0,3 mm), é onde se dá a hematose pulmonar.

Hematose pulmonar

A hematose pulmonar é um processo que ocorre nos pulmões ( alvéolos pulmonares) atr
avés de uma troca gasosa entre O2 e CO2, chamada difusão. A difusão ocorre quando as substancias passam de zonas de maior concentração para zonas de menor concentração.A osmose ocorre quando as substancias passam de zonas de menos concentração para zonas de maior concentração (Ex: quando tomamos banho durante bastante tempo a nossa pele
começa a enrrugar).

Pulmões

Os pulmões são esponjosos e plásticos. O pulmão esquerdo ( possui 2 lóbulos) é
ligeiramente mais pequeno que o direito ( possui 3 lóbulos) devido ao coração. Os pulmões servem para alargar a caixa torácica, para podermos respirar bem, encontram-se na cavidade torácica. São revestidos por uma dupla membrana que entre eles têm o liquido pleural.

Capacidade maxima de ar: 6 litros.
Numa inspiração normal:
0,5 litros.
Ao respirar-mos fundo: 4,5 litros.
Reserva de ar: 1,5 litros.

Extruturas que auxiliam os movimentos respiratórios
  • Diafragma (divide a cavidade torácica da abdominal);
  • Costelas;
  • Músculos intercostais;
Inspiração e expiração

Na inspiração, o diafragma contrai e desce, os músculos intercostais contraem e obrigam as costelas a subir e a ir para a frente. Os pulmões aumentam, cheios de oxigénio.
Na expiração, os músculos intercostais e o diafragma relaxam, e as costelas descem e recuam. Os pulmões diminuem, esvaziando o ar que contém dióxido de carbono.