domingo, 20 de março de 2011

Rochas Metamórficas

Rochas metamórficas: Transformação de outras rochas onde não á mudança de estado físico.
Classificam-se em rochas de metamorfismo
  • Regional;
  • Contacto;
  • Impacto;
Metamorfismo Regional

As de metamorfismo regional: Formam-se nas bacias de sedimentação, zonas de grande extensão. Devido ao peso dos materiais, a bacia de sedimentação vai descendo. Como a pressão e a temperatura alteram-se, forma-se uma rocha metamórfica. Dá-se também a orientação dos materiais: é o rearranjo dos materiais através do aumento da pressão e temperatura onde o estado físico não se altera, de forma a que as rochas ocupem menos espaço.


EX:


Metamorfismo de Contacto

Nas de metamorfismo de contacto, a câmara magmática instala-se nas rochas, e o seu magma transforma as rochas onde a câmara se encontra formando auréolas de metamorfismo.Quanto mais próxima tiver a câmara magmática , maior é o grau de metamorfismo.

Metamorfismo de impacto

O metamorfismo de impacto resulta em pressões e temperaturas muito altas (superiores às da superfície) num curto intervalo de tempo o que leva a vaporização e pode haver fusão tanto das rochas terrestres quanto do meteorito, bem como uma série de estruturas e texturas muito típicas nas zonas afectadas próximas, tais como como brechas de impacto (clastos ou fragmentos são envolvidos por vidro da fusão), tectitos ou impactitos (pequenos fragmentos de vidro da fusão), cone de impacto (shatter cone), lamelas de choque ou de impacto.

O metamorfismo é uma transformação na rocha sem que haja fusão do material. Isto é válido para todo o tipo de metamorfismo. As estruturas descritas anteriormente não são consideradas metamórficas pois existe fusão parcial quer do meteorito ou das rochas da cratera de impacto.

As rochas da cratera de impacto sofrem um cozimento, originando o metamorfismo de impacto.


quinta-feira, 17 de março de 2011

Rochas Sedimentares


Rochas sedimentares: Rocha que resulta da alteração e desgaste das rochas pré-existentes.

Para existir este tipo de rocha é obrigatório sofrer:
-Erosão;
-Transporte;
-Sedimentação;
Em outros casos, também sofrem:
-Compactação;
-Cimentação;
Ao conjunto dos cinco fenómenos dá-se o nome de diagénese.


  • Erosão: É o processo onde ocorre o desgaste (físico) e alteração (químico) nas rochas.
  • Transporte: Movimento dos materiais resultantes da erosão através de agentes de transportes ( gravidade, temperatura, água, vento, acção dos seres vivos... )
  • Sedimentação: Acumulação dos materiais das rochas provenientes de erosões e do transporte.
  • Compactação: Acumulação de detritos numa bacia de sedimentação onde eles se compactam. A água que os envolve é obrigada a subir para as camadas superiores, os materiais ficam então compactados.
  • Cimentação: A água que envolve os grãos fica saturada e os elementos químicos dissolvidos na agua precipitam, unindo os grãos uns aos outros formando assim o cimento natural.
Sedimentação móvel (Passa por Erosão, transporte e sedimentação) :
Sedimentação Coerente / Coesa (Passa por Compactação e cimentação) :


A bacia de sedimentação é uma depressão normalmente de grande extensão, que se localiza essencialmente nos fundos oceânicos ( local onde se formam as rochas sedimentares).
Os detritos são pedaços de outras rochas que se localizam na bacia de sedimentação depois de sofrerem a erosão, o transporte e a sedimentação.

-----------------------------------------
  • Detrítica (moveis ou coerentes); - natural
  • Quimiogénica; - elementos quimicos
  • Biogénicas; - animais