- Regional;
- Contacto;
- Impacto;
As de metamorfismo regional: Formam-se nas bacias de sedimentação, zonas de grande extensão. Devido ao peso dos materiais, a bacia de sedimentação vai descendo. Como a pressão e a temperatura alteram-se, forma-se uma rocha metamórfica. Dá-se também a orientação dos materiais: é o rearranjo dos materiais através do aumento da pressão e temperatura onde o estado físico não se altera, de forma a que as rochas ocupem menos espaço.
EX:
O metamorfismo de impacto resulta em pressões e temperaturas muito altas (superiores às da superfície) num curto intervalo de tempo o que leva a vaporização e pode haver fusão tanto das rochas terrestres quanto do meteorito, bem como uma série de estruturas e texturas muito típicas nas zonas afectadas próximas, tais como como brechas de impacto (clastos ou fragmentos são envolvidos por vidro da fusão), tectitos ou impactitos (pequenos fragmentos de vidro da fusão), cone de impacto (shatter cone), lamelas de choque ou de impacto.
O metamorfismo é uma transformação na rocha sem que haja fusão do material. Isto é válido para todo o tipo de metamorfismo. As estruturas descritas anteriormente não são consideradas metamórficas pois existe fusão parcial quer do meteorito ou das rochas da cratera de impacto.
As rochas da cratera de impacto sofrem um cozimento, originando o metamorfismo de impacto.
Sem comentários:
Enviar um comentário