sábado, 19 de maio de 2012

O aparelho reprodutor masculino

Os órgãos que intervêm directamente no ato sexual são o pénis e o escroto.

É constituido por :



  • Gónodas: são glândulas onde se dá a produção das células sexuais. No aparelho masculino são os testículos e a célula é o espermatozóide.
  • Vias Genitais: são os canais que transportam os gâmetas. No aparelho masculino  são os epidídimos, os canais deferentes e uretra.
  • Glândulas Anexas: são glândulas que segregam substâncias que asseguram o bom estado do gâmeta São as vesículas seminais e próstata. 
  • Órgãos Genitais Externos: são os órgãos que intervêm directamente no acto sexual. No aparelho masculino é o pénis e o escroto.
(clique)

Produção de células sexuais masculinas:


Os gâmetas masculinos são produzidos nos testículos  (gónodas). os espermatozóides começam a ser produzidos na puberdade e continuam para ao resto da vida (ao contrário das mulheres). Os testículos  produzem os espermatozóides e a hormona sexual masculina, a testosterona e é a  glândula hipófise, localizada no cérebro, que controla e regula o funcionamento dos testículos.
São formados por um conjunto de tubos pequeníssimos que se juntam nos epidídimos.
Tal como os óvulos, os espermatozóides têm amadurecimento. No inicio da sua formação são de maiores dimensões e à medida que amadurecem perdem  perdem a camada de gordura que os envolve e cresce-lhes uma cauda, o que lhes possibilitará um maior mobilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário