domingo, 1 de maio de 2011

A história de uma rocha

Rocha Granitica

Era uma vez uma rocha granítica chamada Robina que estava na astenosfera (P,T ALTAS) e os seus constituintes essenciais eram o quartzo e o feldspato (Rocha magmática) .

Um dia deu-se uma falha, que fez a Robina vir á superfície. Ela ficou espantada com a natureza e com os animais, por causa da quantidade de espécies existes.

Ao longo dos anos a Robina foi-se desgastando por causa dos agentes erosivos ( água, animais, ser humano... ) Erosão e o vento foi a transportando para outros sítios Transporte e acabou por cair para uma depressão de pequena extensã, localizada nos fundos oceânicos (bacia de sedimentação) Sedimentação onde também se encontravam outras rochas. Na bacia ocorreu a compactação e a cimentação ( P,T BAIXAS).

A amiga da Robina que também estava na bacia de sedimentação disse:

- Agora somos rochas sedimentares.

E a Robina disse, baralhada:

- Sedimentares? Eu sou uma rocha granítica.

Passado uns tempos, a bacia começou a descer devido ao peço das rochas que lá estavam. Com o peso, pressão e temperatura, deu-se a orientação dos materiais / rearranjo do material, sem mudança de estado físico, de forma a que esses materiais ocupassem menos espaço.

- Agora somos rochas metamórficas- disse a amiga de Robina.

- Não! Eu sou uma rocha granítica- respondeu Robina, já chateada.

Robina começou a pensar e precebeu que a sua amiga tinah razão e que ela era uma rocha magmática. Passou para sedimentar, e depois foi uma rocha metamórfica, mas que nunca deixou de ser granítica.

Sem comentários:

Enviar um comentário